Ortopedista com ênfase em Artroscopia de Ombro

aumente o som p/ escutar o vídeo

Dr. José Eduardo Garotti

-Médico formado pela Santa Casa de São Paulo.
-Residência em Ortopedia e Traumatologia pela Santa Casa de São Paulo.
-Aprimoramento em Cirurgia de Ombro e Cotovelo pela Santa Casa de São Paulo.
-Pós Graduação em Medicina Esportiva pelo Instituto BWS.
-Membro Titular das Sociedades Brasileiras de Ortopedia e Traumatologia (SBOT), Cirurgia de Ombro e Cotovelo (SBCOC); e Artroscopia e Traumatologia do Esporte (SBRATE).

-Consultório Médico na Unidade Chácara Klabin do Hospital Israelita Albert Einstein.
-Ortopedista referência da Unidade de Pronto Atendimento Ibirapuera do Hospital Israelita Albert Einstein.
-Membro da Equipe de Cirurgia de Ombro e Cotovelo do Hospital Geral de Guarulhos.
-Integrante do Corpo Clínico dos Hospitais Nove de Julho, Beneficiência Portuguesa, Alvorada, Leforte, Santa Isabel e São Luis nos quais atua realizando procedimentos Cirúrgicos Eletivos.

cirurgia-de-ombro-como-mudar-seus-habitos-para-prevenir-problemas-no-ombro-1024x536

Artroscopia do Ombro: O que é, recuperação e Possíveis riscos

A artroscopia do ombro é um procedimento cirúrgico no qual o ortopedista faz um pequeno acesso na pele do ombro e insere uma pequena óptica, para avaliar as estruturas internas do ombro, como os ossos, tendões e ligamentos, por exemplo e realizar os tratamentos indicados. Realizando assim, uma cirurgia minimamente invasiva.

Normalmente, a artroscopia é usada em casos de lesões agudas e crônicas no ombro que não melhoram com o uso de remédios e fisioterapia, servindo como uma forma de complementação diagnóstica. Ou seja, através deste procedimento, o ortopedista consegue confirmar o diagnostico prévio realizado por meio de outros exames complementares, como ressonância magnética ou ecografia, e realizar, ao mesmo tempo, o tratamento, se necessário.

Alguns dos tratamentos realizados através de artroscopia são:

  • Reparação de ligamentos, no caso de rompimento;
  • Remoção de tecido inflamado;
  • Remoção de cartilagem solta;
  • Tratamento do ombro congelado;
  • Avaliação e tratamento da instabilidade do ombro.

Porém, se o problema for mais grave, como uma fratura ou rompimento completo dos ligamentos, pode ser necessário marcar uma cirurgia tradicional, servindo a artroscopia apenas para diagnosticar o problema.

 
Como é a recuperação da artroscopia

O tempo de recuperação da artroscopia do ombro é bastante mais rápido que o da cirurgia tradicional, mas pode variar de acordo com a lesão e o procedimento. Além disso, a artroscopia tem uma maior vantagem em relação à cicatrização, por não haver cortes extensos, o que torna as cicatrizes menores.

Possíveis riscos da artroscopia do ombro
  • Este é um procedimento cirúrgico muito seguro, no entanto, como qualquer outra cirurgia tem um baixo risco de infecção, sangramentos ou surgimento de lesões nos vasos sanguíneos ou nervos.

    Para diminuir as chances destas complicações deve-se selecionar um profissional qualificado e certificado, especialmente um ortopedista especializado em cirurgia do ombro e cotovelo.

Quando a cirurgia é necessária?
  • A necessidade de uma artroscopia do ombro é notada quando o indivíduo sente dor ou dificuldade de locomoção na articulação.

    Esses sintomas geralmente são causados por desgastes nas articulações dos ombros, causados por doenças subjacentes, como a artrose glenoumeral.

    Existem alguns casos mais graves em que o procedimento precisa ir além de um simples exame.

    Nesses quadros, depois de analisar as imagens obtidas, o ortopedista pode pedir a marcação de uma cirurgia nos moldes tradicionais, onde é preciso “abrir o ombro” para que uma reparação mais delicada seja feita.

    Contudo, na imensa maioria dos casos, quando a artroscopia do ombro é uma cirurgia de fato, serve para fazer os seguintes tipos de reparações:

Áreas de

Serviços

Atuamos em diferentes formatos para atender a sua necessidade e poder ajudá-lo!

Consultas Presenciais

Consulta por Telemedicina

Cirurgias Ortopédicas

Infiltrações

Artroscopia

A artroscopia consiste no procedimento no qual por meio de incisões mínimas e auxílio de pinças delicadas, temos acesso às articulações, sendo possível realizar reparos ligamentares, ósseos, entre outros.

Prótese

A prótese ou artroplastia é a substituição da articulação acometida por quadros avançados de artrose. Sua indicação deve ser ponderada, sempre, caso a caso.

+ 0
Participações em Procedimentos Cirurgicos Ortopedicos
0
Anos de experiência
+ 0
Pacientes Atendidos

Atendimento online

Prezamos por manter a mesma qualidade que atendimentos presenciais. Inclusive, quando necessário, serão solicitados exames e prescrição de medicamentos, tudo de forma digital com assinatura válida em todo o país!

Podendo ser realizado no conforto da sua casa ou trabalho, sem deslocamento, trânsito ou estacionamento.

Atendimento médico rompendo fronteiras e aproximando pessoas com otimização de tempo.

Não é preciso instalação de nenhum programa, você receberá um link para ter acesso ao atendimento que será realizado através de uma vídeochamada.

Avaliação

Depoimentos

Blog

Você já deve ter ouvido falar, ou mesmo ter recebido a informação, que a aquele seu quadro de dor era uma bursite. …

O manguito rotador é uma estrutura composta por 4 tendões que além de permitir a mobilidade do ombro, também auxiliam na sua …

Em muitos procedimentos ortopédicos, abordamos as articulações através incisões mínimas e uso de pinças específicas. E para isso insuflamos a articulação com …

Nosso

Instagram

Esta mensagem de erro é visível apenas para administradores do WordPress

Erro: nenhum feed com a ID 1 foi encontrado.

Vá para a página de configurações do Instagram Feed para criar um feed.

Dúvidas Frequentes

A consultas são realizadas em três etapas, basicamente. A anamnese, momento em que Doutor Garotti irá ouvir seu relato e queixa, complementando-o por questionamentos adicionais; segue-se ao minucioso exame físico, com manobras provocativas que irão testar ligamentos, articulações e músculos, permitindo que se formule uma hipótese diagnóstica. Neste ponto, Doutor Garotti irá explicar com detalhes e auxílio de vídeos e imagens, os diagnósticos aventados e tirar todas as suas dúvidas. A partir daí, em decisão compartilhada, será traçado um plano terapêutico, que poderá ser solicitar um exame ou prescever um tratamento, seja ele cirúrgico ou não. As consultas por telemedicina seguem a mesma linha, com a diferença que o exame físico é realizado por técnicas específicas que serão explicadas ao paciente no momento do exame.

Todos os convênios são sim atendidos, na modalidade de reembolso. Temos uma equipe de secretárias que irá auxiliar todo o processo, tornando-o fácil e agilizado.

Por questões regulatórias dos Conselhos de Medicina, não é permitido divulgar ou anunciar valores, faça contato conosco e será um prazer informá-lo.

Toda consulta, presencial ou por vídeo, está condicionada a um retorno, também presencial ou por vídeo. Não há tempo máximo entre a primeira consulta e seu retorno, sendo algo que será definido entre o Dr. Garotti e o paciente.

Sugerimos que compareça às consultas com antecedência de 30minutos. Recomenda-se também o uso de roupas confortáveis e que permitam examinar facilmente a região da queixa.

Sim, dispomos de estacionamento no local, particular, com todo conforto necessário para atendê-lo.

Não só pode como recomendamos que o faça. A presença de um acompanhante poderá ajudá-lo a sedimentar tudo o que será explicado e permitirá que dúvidas adicionais (do próprio acompanhante) também sejam sanadas.

Dr. Garotti tem formação técnica na área de perícias médicas, atuando como perito judicial há mais de 7 anos em diversas Varas Estaduais e Juizados Especiais Federais, todos no Estado de São Paulo, tendo realizado de mais de 2000processos. Se sua dúvida ou comentário envolve essa área nos envie sua mensagem. Será um prazer atende-lo.

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.