Ortopedista com ênfase em Infiltração de Ombro

aumente o som p/ escutar o vídeo

Dr. José Eduardo Garotti

-Médico formado pela Santa Casa de São Paulo.
-Residência em Ortopedia e Traumatologia pela Santa Casa de São Paulo.
-Aprimoramento em Cirurgia de Ombro e Cotovelo pela Santa Casa de São Paulo.
-Pós Graduação em Medicina Esportiva pelo Instituto BWS.
-Membro Titular das Sociedades Brasileiras de Ortopedia e Traumatologia (SBOT), Cirurgia de Ombro e Cotovelo (SBCOC); e Artroscopia e Traumatologia do Esporte (SBRATE).

-Consultório Médico na Unidade Chácara Klabin do Hospital Israelita Albert Einstein.
-Ortopedista referência da Unidade de Pronto Atendimento Ibirapuera do Hospital Israelita Albert Einstein.
-Membro da Equipe de Cirurgia de Ombro e Cotovelo do Hospital Geral de Guarulhos.
-Integrante do Corpo Clínico dos Hospitais Nove de Julho, Beneficiência Portuguesa, Alvorada, Leforte, Santa Isabel e São Luis nos quais atua realizando procedimentos Cirúrgicos Eletivos.

6-dor-no-ombro

O que é a infiltração em ombro?

Dá-se o nome de infiltração aos procedimentos realizados por meio da aplicação de substâncias injetáveis diretamente nas articulações, músculos ou tendões. Ao fazer a aplicação diretamente no local lesionado, é utilizada uma dose muito menor da substância necessária, porém, sua eficácia é muito maior do que outras formas de administração dos medicamentos.

 

Além disso, a infiltração é conhecida também por seu baixo risco de efeitos colaterais. Dessa forma, o procedimento se torna muito seguro para os pacientes que recebem a sua indicação.

As infiltrações no ombro podem ser indicadas para tratar diversas doenças como:
  • Tendinites do manguito rotador;
  • Lesão do manguito rotador;
  • Artrose acromioclavicular;
  • Artrose do ombro;
  • Artropatia do manguito rotador;
  • Tendinite calcária e;
  • Capsulite adesiva.
Quais são as substâncias utilizadas para infiltração em ombro?
  • Os anestésicos são aplicados para reduzir a dor durante o procedimento da infiltração. Porém, sua função vai além disso. 
  • Já os corticoides são algumas das medicações mais utilizadas para tratamento de lesões no ombro.
  • O ácido hialurônico é uma substância produzida naturalmente pelo corpo e responsável por criar uma barreira de proteção no organismo.
Como é feita uma infiltração em ombro?
  • Na maioria dos casos, a infiltração é feita no consultório do ortopedista, após a realização de todos os exames necessários para garantir a segurança do procedimento. Porém, existem também casos em que o procedimento deve ser feito no hospital, sob sedação.

     

    As infiltrações para tendinite, por exemplo, costumam ser feitas no consultório, enquanto infiltrações diretamente nas articulações garantem mais conforto para o paciente quando realizadas em um hospital. Logo, o paciente deve seguir estritamente as recomendações do ortopedista.

     

Qual seu Sintoma?

Síndrome do Manguito Rotador

O manguito rotador é uma estrutura composta por 4 tendões que estabilizam a articulação do ombro. Quando ocorre sua lesão habitualmente o paciente apresenta dor e dificuldade de movimento.

Bursite e Tendinite

Os tendões das articulações podem sofrer inflamações, gerando quadros de tendinites; assim como as bursas, estruturas que recobrem os tendões, ajudando no seu movimento e reduzindo impacto, também podendo se inflamar, levando a quadros de bursites. Juntas, ou isoladas, a tendinite e a bursite podem ocasionar dores e limitações.

Luxação de Ombro

A sensação que o ombro “sai e volta” da posição habitual, ou mesmo a percepção de insegurança ao realizar determinado movimento, pode representar desde uma frouxidão própria do paciente a, até mesmo, uma lesão estrutural.

Fraturas e Luxações Agudas

As articulações dos ombros e cotovelos podem ser acometidas de modo agudo em eventos esportivos ou mesmo acidentários (quedas em casa ou no trabalho, acidentes automobilísticos). São lesões dolorosas e que merecem especial atenção, com tratamento, via de regra, de urgência.

Sobrecarga Acromioclavicular

Normalmente, pacientes que descrevem quadros de dores em um ponto na região superior do ombro. Habitualmente, trata-se de algum acometimento na articulação entre os ossos acrômio e clavícula, desde a simples sobrecarga até quadros de luxações.

Artroses

A artrose envolve a degeneração da articulação com grave acometimento da cartilagem. Com isso o movimento torna-se limitado e doloroso. Hoje são inúmeras as formas de tratamento, desde opções cirúrgicas até o procedimento de prótese.

Epicondilite

As famosas “dores de cotovelo”. São basicamente divididas em epicondilite lateral (ou cotovelo do tenista) na qual há um processo inflamatório da musculatura extensora dos punhos e dedos; e medial (ou cotovelo do golfista), com acometimento da musculatura flexora. Quadro de dor persistente que acompanha o paciente durante toda sua rotina, dado que os movimentos básicos do dia a dia já envolvem essa musculatura.

Tedinite Calcárea

Trata-se de quadro inflamatório, provocado pela formação de estruturas calcificadas à topografia do tendão, dos mais variados tamanhos e quantidades. Tem um curso natural autolimitado, sendo bem doloroso na sua fase final, quando ocorre a reabsorção da calcificação.

Ombro Congelado

Tecnicamente chamada de capsulite adesiva, se caracteriza por uma patologia que perdura por 12-18meses, em média, e se apresenta por causar uma importante limitação na articulação. O paciente tem a nítida impressão (que se confirma clinicamente) que o ombro “endureceu”.

Lesões do Biceps

O biceps, apesar de não ser considerado como componente do manguito rotador, tem papel fundamental. Ele pode ser acometido tanto na sua região mais superior, no ombro, ou mais distal, já no cotovelo. Desde quadros inflamatórios, com dores em movimentos, até mesmo lesões nas quais o paciente percebe que seu “muque” não esta como antes, o clássico sinal do Popeye, como no famoso desenho.

Dores Crônicas

Quadros nos quais os pacientes apresentam queixas de longa data, já tendo sido submetidos a tratamentos anteriores sem sucesso, mantendo a limitação para atividades do dia. Nesses casos, opções como procedimentos minimamente invasivos (infiltrações) podem ser considerados.

Lesões no Esportes

Com o aumento na prática esportiva, até pela conscientização da importância na saúde, são comuns as queixas ortopédicas vindas desses ambientes. Muitas vezes, uma avaliação completa, que envolve uma anamnese atenta, exame físico minucioso e complementação com exames adequados, podem permitir um tratamento adequado sem, inclusive, ser necessário qualquer procedimento invasivo.

Áreas de

Serviços

Atuamos em diferentes formatos para atender a sua necessidade e poder ajudá-lo!

Consultas Presenciais

Consulta por Telemedicina

Cirurgias Ortopédicas

Infiltrações

Artroscopia

A artroscopia consiste no procedimento no qual por meio de incisões mínimas e auxílio de pinças delicadas, temos acesso às articulações, sendo possível realizar reparos ligamentares, ósseos, entre outros.

Prótese

A prótese ou artroplastia é a substituição da articulação acometida por quadros avançados de artrose. Sua indicação deve ser ponderada, sempre, caso a caso.

+ 0
Participações em Procedimentos Cirurgicos Ortopedicos
0
Anos de experiência
+ 0
Pacientes Atendidos

Atendimento online

Prezamos por manter a mesma qualidade que atendimentos presenciais. Inclusive, quando necessário, serão solicitados exames e prescrição de medicamentos, tudo de forma digital com assinatura válida em todo o país!

Podendo ser realizado no conforto da sua casa ou trabalho, sem deslocamento, trânsito ou estacionamento.

Atendimento médico rompendo fronteiras e aproximando pessoas com otimização de tempo.

Não é preciso instalação de nenhum programa, você receberá um link para ter acesso ao atendimento que será realizado através de uma vídeochamada.

Avaliação

Depoimentos

Blog

Você já deve ter ouvido falar, ou mesmo ter recebido a informação, que a aquele seu quadro de dor era uma bursite. …

O manguito rotador é uma estrutura composta por 4 tendões que além de permitir a mobilidade do ombro, também auxiliam na sua …

Em muitos procedimentos ortopédicos, abordamos as articulações através incisões mínimas e uso de pinças específicas. E para isso insuflamos a articulação com …

Nosso

Instagram

Esta mensagem de erro é visível apenas para administradores do WordPress

Erro: nenhum feed com a ID 1 foi encontrado.

Vá para a página de configurações do Instagram Feed para criar um feed.

Dúvidas Frequentes

A consultas são realizadas em três etapas, basicamente. A anamnese, momento em que Doutor Garotti irá ouvir seu relato e queixa, complementando-o por questionamentos adicionais; segue-se ao minucioso exame físico, com manobras provocativas que irão testar ligamentos, articulações e músculos, permitindo que se formule uma hipótese diagnóstica. Neste ponto, Doutor Garotti irá explicar com detalhes e auxílio de vídeos e imagens, os diagnósticos aventados e tirar todas as suas dúvidas. A partir daí, em decisão compartilhada, será traçado um plano terapêutico, que poderá ser solicitar um exame ou prescever um tratamento, seja ele cirúrgico ou não. As consultas por telemedicina seguem a mesma linha, com a diferença que o exame físico é realizado por técnicas específicas que serão explicadas ao paciente no momento do exame.

Todos os convênios são sim atendidos, na modalidade de reembolso. Temos uma equipe de secretárias que irá auxiliar todo o processo, tornando-o fácil e agilizado.

Por questões regulatórias dos Conselhos de Medicina, não é permitido divulgar ou anunciar valores, faça contato conosco e será um prazer informá-lo.

Toda consulta, presencial ou por vídeo, está condicionada a um retorno, também presencial ou por vídeo. Não há tempo máximo entre a primeira consulta e seu retorno, sendo algo que será definido entre o Dr. Garotti e o paciente.

Sugerimos que compareça às consultas com antecedência de 30minutos. Recomenda-se também o uso de roupas confortáveis e que permitam examinar facilmente a região da queixa.

Sim, dispomos de estacionamento no local, particular, com todo conforto necessário para atendê-lo.

Não só pode como recomendamos que o faça. A presença de um acompanhante poderá ajudá-lo a sedimentar tudo o que será explicado e permitirá que dúvidas adicionais (do próprio acompanhante) também sejam sanadas.

Dr. Garotti tem formação técnica na área de perícias médicas, atuando como perito judicial há mais de 7 anos em diversas Varas Estaduais e Juizados Especiais Federais, todos no Estado de São Paulo, tendo realizado de mais de 2000processos. Se sua dúvida ou comentário envolve essa área nos envie sua mensagem. Será um prazer atende-lo.

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.